Durante o evento de comemoração dos 25 anos da série Metal Gear, o mundo inteiro foi surpreendido tanto com a revelação de Metal Gear Solid: Ground Zeroes, como também pelos seus aspectos visuais e pelas novidades que a sua proposta apresenta.
Com gráficos impressionantes graças à utilização da FOX Engine (a grande menina dos olhos de Hideo Kojima), Ground Zeroes também pegou muita gente de surpresa pelo fato de o game ser o primeiro da série a apresenta um mundo aberto, em vez da tradicional divisão de ambientes dos jogos anteriores.
Durante a sua apresentação na Eurogamer Expo, o criador da franquia revelou mais alguns detalhes do que devemos esperar de Metal Gear Solid: Ground Zeroes, além de sanar algumas dúvidas a respeito de suas mudanças (e plantar muitas outras no lugar). Continue a ler a nossa prévia e descubra tudo que lá foi revelado!
O poder de um novo motor gráfico
Segundo os relatos de quem estava presente na Eurogamer Expo, como o repórter Dave Cook, do site VG24/7, assistir ao mesmo trailer de Metal Gear Solid: Ground Zeroes ao vivo foi uma experiência totalmente nova, mesmo apresentando o mesmo conteúdo presente no evento de aniversário da franquia.
Isso porque, de acordo com Cook, “a Fox Engine é uma prova de que a Kojima Productions está claramente com o futuro em mente.” Enquanto os gráficos apresentados na demonstração são bastante impressionantes, Kojima explicou que teve de fazer uma série de sacrifícios para poder comportar os enormes ambientes do jogo.
Apesar disso, a equipe de desenvolvimento não economizou esforços na hora de criar a iluminação do game, uma vez que esse será um dos efeitos visuais que deve ter maior impacto na jogabilidade final.
Enquanto na demonstração é possível assistir a guardas utilizando holofotes para vigiar uma base, a iluminação ainda deve influenciar detalhes ainda mais sutis do jogo. Em um dos momentos da apresentação, Snake pôde acompanhar um caminhão dirigindo ao redor da base. Assim que os faróis do veículo encontraram a visão do protagonista, a tela iluminou-se subitamente.
Da mesma maneira que na vida real, ir de encontro a uma luz forte quando a sua visão está acostumada com a escuridão pode ser um verdadeiro problema. Em Ground Zeroes, quando isso acontece a tela é tomada por um grande borrão e fica muito mais difícil distinguir o cenário. Tudo isso faz com que prestar atenção no caminho e no ambiente a sua volta seja mais importante do que nunca.
Os mundos abertos de Kojima
Da mesma forma como em Metal Gear Solid: Peace Walker, Snake (Big Boss) não está sozinho e conta a ajuda de seu exército particular. Enquanto não está claro ainda se Big Boss continua a mando dos Militaires Sans Frontieres, o certo é que você pode pedir a ajuda de um helicóptero a qualquer momento para fornecer suporte (novamente, não está claro se esse suporte funcionará da mesma forma que Peace Walker), ou para transportá-lo para outros lugares.
Durante a sua apresentação na Eurogamer Expo, Kojima explicou que o helicóptero aliado será a sua forma de locomoção entre os diversos ambientes do jogo. Desse modo, em vez de um grande mundo aberto como o de Skyrim, Ground Zeroes apresentará vários ambientes enormes nos quais as missões irão acontecer.
Assim, durante a invasão à base inicial vista na demonstração, por exemplo, os jogadores podem infiltrar-se da maneira que preferirem, uma vez que todo o perímetro do local estará disponível para ser explorado. É preciso tomar cuidado, no entanto, em qual local você ira pedir a ajuda dos helicópteros, pois caso você seja avistado, os oponentes têm meios de derrubá-lo (e irão utilizá-los).
mesmo tempo, os jogadores podem esperar um ciclo temporal entre os estágios capaz de afetar bastante a jogabilidade. Enquanto durante as missões o dia passará em tempo real (com direito até a passagem do sol por toda a extensão do céu), o game levará em consideração o tempo das viagens entre um ambiente e outro.
Tudo isso, segundo Kojima, criará diferenças sutis na jogabilidade. Apesar de Kojima não especificar quais aspectos do game mudarão ao tentar invadir uma base de madrugada ou de tarde, é possível imaginar que além dos diferentes efeitos de iluminação, eventos como troca de guardas deverão ser influenciados pelo relógio.
Base mãe recauchutada
Além disso, um dos destinos que sempre estará disponível para visitar é a Mother Base de Big Boss. Da mesma maneira que Peace Walker, o jogador pode esperar a possibilidade de poder melhorar a sua base, além de utilizá-la para pesquisar novas armas e utensílios para serem utilizados em campo.
De acordo com Kojima, enquanto esse conceito foi muito bem recebido pelo público, as possibilidades atuais permitem que esse aspecto secundário do jogo – de administração da base mãe – possa ser trabalhado também fora dos video games, com a ajuda de um computador ou de um smartphone (pense em um aplicativo no qual você poderia comandar as pesquisas realizadas pela sua equipe a qualquer momento). No entanto, isso ainda é uma possibilidade que está sendo estudada.
Já entre as novidades da Mother Base já confirmadas, quem sempre teve curiosidade de saber como é o interior da base mãe de Big Boss agora poderá saciar essa vontade. Além de poder ser possível caminhar na Mother Base em tempo real, os jogadores poderão customizar o local de acordo com a sua vontade (e com o resultado de suas pesquisas e finanças dentro do game).
Apesar de ser bastante interessante, Kojima também esclareceu que o sistema não é obrigatório para todos os jogadores. Desse modo, quem estiver interessado em apenas terminar as missões do game poderá fazê-lo sem modificar a sua base.
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