Daniel Kim, presidente da desenvolvedora Nexon, afirmou que os consoles serão extintos como os dinossauros caso continuem ignorando o apelo dos jogos free-to-play. Na opinião dele, uma mudança no modelo de negócios para abraçar esse tipo de novidade é a única alternativa para que esse mercado continue existindo.
Com títulos como Combat Arms e Maple Story, a Nexon é uma das principais expoentes da onda dos games “freemium”, nos quais o usuário paga por conteúdo virtual e não pelo jogo em si. Na opinião de Kim, essa abordagem é praticamente imbatível, já que é muito difícil superar o apelo da gratuidade.
O executivo pondera os motivos que levam a indústria “tradicional” de jogos a não adotar a novidade. Para ele, a pressão de empresas e investidores sobre o modelo atual e o risco de se abrir mão de milhares de dólares no lançamento de um game são os principais obstáculos que dificultam a adoção do freemium em um mercado no qual o desenvolvimento é cada vez mais caro e demanda muito tempo. Ainda assim, não há possibilidade de crescimento caso as coisas continuem como são.
Fonte: GamesIndustry International
Nenhum comentário:
Postar um comentário