Gelo, terror, muita ação e novas armas em ótima companhia
Ainda nesta semana publicamos uma prévia de Dead Space 3, com diversas novidades confirmadas que surgiram. O grande destaque da vez é o modo cooperativo, que simplesmente substituiu a antiga competição de Dead Space 2. Agora, conseguimos dar uma olhada exclusiva no gameplay da terceira edição.
Bem-vindo à Tau Volantis
Quem jogou o segundo título da série deve se lembrar de que o game começou de uma forma meio "bizarra", digamos assim. Isso porque Isaac acordou totalmente perdido e cheio de problemas psicológicos. Dessa vez talvez não seja tão diferente assim.
No novo trailer divulgado, pudemos ver que Ellie e Isaac estavam indo em busca de algo, até que um novo acidente fez Ellie ser jogada para fora da nave. Assim, a primeira cena que vimos mostra o heroi pendurado pelas pernas totalmente machucado e congelado.
Trata-se de um novo planeta, chamado Tau Volantis, que nada mais é do que uma espécie de Terra na Era do Gelo. Logo que consegue se soltar, Clarke começa a explorar o local e a gritar por Ellie, em uma esperança de encontrá-la.
Jogabilidade mantida, mas com novidades
Há diversos elementos novos na jogabilidade, como cenas em que você precisa evitar que Isaac caia de um penhasco ou seja agarrado por um necromorph gigante. Mas todas as mecânicas principais foram mantidas para quem já estava habituado à série. A visão em terceira pessoa mas que é quase em primeira e os atalhos que o guiam pelo mapa são apenas alguns exemplos.
Nos dois jogos você passa muito tempo dentro de estações espaciais, com mapas bem semelhantes. Dessa vez, a exploração se passa em um planeta de gelo, então é possível esperar cenários bem diferentes do que você está acostumado. Prepare-se para andar por cavernas com necromorphs brotando do chão.
A dificuldade parece ter sido aumentada, pois logo no início alguns chefões e até cenários perigosos tentam evitar que você consiga prosseguir. Além dos necromorphs tentndo acabar com você, agora os unitólogos também estão no seu pé, tentando encher você de balas. É assim que surgem novas movimentações, como agachamentos, cambalhotas e coberturas na parede.
Os monstros estão muito mais agressivos, com os novos tipos de necromorphs. Para a nossa surpresa, vimos até alguns que dominam um corpo e começam a encher você de tiros. Eles também estão vindo em maior quantidade, tamanho e velocidade, então prepare-se para segurar o gatilho e não soltar mais.
As armas evoluíram
Para combater tanto monstro, é preciso armas mais poderosas e muita munição. Uma das dificuldades da série é manter somente o que é necessário dentro de um inventário bem limitado. Sendo assim, é comum que os jogadores fiquem felizes em saber que há agora uma munição universal, que pode ser usada para qualquer uma das armas.
Outra coisa bem interessante (e já citada na prévia anterior) é a combinação de duas armas diferentes em uma só. Pudemos ver tiros extremamente potentes, capazes de explodir alguns monstros com um só tiro.
Isso pode ser criado com novos itens deixados pelos necromorphs, como semicondutores. Entretanto, a munição de cada uma das armas ainda é individual, e você não é obrigado a usar as duas juntas sempre. Ou seja, se você quiser dar tiros com só uma das armas, é possível.
Com dificuldades? Chame um amigo
Você não é obrigado a passar a história inteira de Dead Space 3 no modo cooperativo se não quiser. O jogo em dois players é bem simples e pode ser ativado a qualquer momento do game. Basta pausar, ir ao menu de amigos e convidar alguém para participar. No caso, vimos isso funcionando no Xbox 360.
Assim que você chega no checkpoint, seu amigo assume o papel de John Carver, que passa a acompanhar Clarke na aventura. A jogabilidade é a mesma, mas permite que você monte estratégias melhores para derrotar monstros gigantes. Enquanto um congela, o outro pode ficar dando tiros, por exemplo.
Isso tudo funciona muito bem e dá mais dinamismo ao game. Com uma boa companhia, Isaac mostra que tem personalidade e conversa com Carver enquanto explora os cenários, fazendo comentários como "Que porcaria de monstro é esse?" e "Dane-se esse planeta!" — isso tudo com palavrões nem um pouco sutis, é claro.
Em um determinado momento, John dá uma bronca em Isaac, falando que ele deve parar com sua obcessão por Ellie, pois isso pode atrapalhá-los. Será que o herói vai enlouquecer novamente logo agora que esqueceu Nicole?
Explicações devem surgir
O planeta de gelo deve ser o palco principal de Dead Space 3. Pelo que foi dito durante a demonstração, diversas respostas devem surgir a respeito da história, com esclarecimentos sobre a Unitology e a terrível "Marca". Além disso, ficou claro que a "igreja" inteira está caçando Isaac para evitar que ele continue a atrapalhá-los.
Em geral, é possível dizer que Dead Space 3 está absolutamente lindo, com gráficos excelentes e novos níveis de detalhes. A trilha sonora passa a ter um papel mais determinante na ambientação pelo planeta e dão o clima certo para o game. Não é à toa que o game já está entre os melhores da E3 2012. O lançamento está previsto para fevereiro de 2013 e o jogo deve sair para Xbox 360, PlayStation 3 e PC.