Combates intensos e uma narrativa morna resultam em um game com gosto agridoce
Originalmente programado para fazer parte da série True Crime, Sleeping Dogs é uma das principais apostas da Square Enix para este ano. Abandonado pela Activision, o game ganhou uma cara nova sob as asas da empresa japonesa, e até o momento a mudança parece ter surtido efeitos positivos sobre a produtora United Front Games.A versão praticamente finalizada do game que estava disponível para testes durante a E3 2012 mostra que ele tem potencial, mas precisa melhorar em alguns quesitos antes de se tornar uma compra obrigatória. Entre as novidades apresentadas durante o evento está um método de luta aprimorado e um sistema de evolução que vai ditar quem vão ser seus aliados durante a aventura.
Praticamente um jogo de luta
O que mais chama a atenção em Sleeping Dogs é a maneira como os confrontos contra os inimigos acontecem. O protagonista do jogo, Wei Shen, tem à disposição uma grande variedade de golpes, que parecem mais condizentes com um jogo de luta como Street Fighter do que um game de mundo aberto.
Embora o personagem comece a aventura com poucos recursos à sua disposição, novos movimentos podem ser adquiridos em diversos dojos, mediante a entrega de estátuas de Jade espalhadas pelos cenários. As opções de aprendizado são exibidas na forma de uma árvore de habilidades, em que determinados golpes são destravados mediante o desbloqueio prévio de outros. “Esse é o sistema de luta mais avançado de qualquer game de mundo aberto”, afirmou Dan Sochan, da United Front Games, ao site Destructoid.
Os combates não escondem o fato de que foram claramente inspirados no sistema consagrado por Batman: Arkham Asylum. O game usa um botão para atacar, um para desviar ou responder a golpes, e outro responsável por agarrar os adversários que insistem em se defender demais.
Os inimigos tentam cercar Wei a cada oportunidade que surge, e um indicador em vermelho mostra quando um deles vai tentar fazer um movimento — hora perfeita para acionar a opção de contra-ataque. Caso o jogador faça isso de maneira incorreta, o protagonista invariavelmente vai sofrer alguma espécie de dano.
Apesar da suposta profundidade, o sistema de luta pareceu apelar muito para a repetição. Todas as situações mostradas na demonstração podem ser resolvidas exatamente da mesma maneira, e não há motivos para você variar de tática ou tentar um meio diferente de derrotar determinado tipo de inimigo.
Construa sua reputação no mundo do crime
Na missão disponível durante a E3, o protagonista do jogo deve ajudar um membro de Tríade a roubar o carregamento de uma gangue rival. Enquanto seu companheiro carrega os itens em um carro, cabe a você acabar com qualquer inimigo que tente impedi-lo.
Assim que essa etapa é concluída, surge um carro de polícia que começa a perseguir o protagonista. Nessa fase, você assume o controle do veículo, com o objetivo de chegar a salvo a um lugar considerado seguro.
Nessa hora, o controle se mostra muito semelhante ao de um jogo de corrida no estilo arcade, o que torna muito fácil fazer curvas e desviar de obstáculos. Os botões de ombro adquirem um papel importante nessa situação, permitindo que você se jogue sobre os automóveis adversários, fazendo com que os motoristas inimigos percam o controle e parem de persegui-lo.
Resultado incerto
Finalizada a missão, o protagonista ganha pontos que podem ser convertidos em um melhor relacionamento com a polícia ou com o mundo do crime. Além disso, quesitos como energia e reputação também precisam ser evoluídos para que você consiga sobreviver aos desafios apresentados pelo título.
Embora não fosse possível explorar todos os aspectos do game durante a E3, certos aspectos negativos chamaram nossa atenção. Além de apresentar gráficos “plastificados”, a narrativa do jogo parece não ser muito bem explorada, apresentando cenas com diálogos relativamente fracos e que pouco ajudam a colocar o jogador no clima da aventura.
No estado atual, fica difícil dizer o real potencial de Sleeping Dogs. Resta esperar pelo lançamento do game, programado para chegar no dia 17 de agosto ao Xbox 360, PlayStation 3 E PC para fazer um julgamento final. Pelo que vimos até o momento, a aposta da United Front Games ou vai dar muito certo ou vai ficar marcada somente como uma diversão passageira e descartável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário