Bons e gratuitos: conheça os melhores jogos free-to-play
Há quem diga que os jogos free-to-play (também conhecidos pela sigla F2P), que oferecem acesso gratuito e cobram apenas por conteúdos específicos, são o futuro da indústria. Empresas tradicionais, que antes vendiam seus jogos em lojas ou cobravam mensalidades, já estão aderindo à nova tendência, visando atingir um número maior de jogadores - muitos dos quais se envolvem com a experiência e optam em gastar dinheiro real dentro do jogo. A Crytek, a produtora alemã responsável por Crysis, é uma das que aposta no novo modelo.
Com a enorme variedade de jogos free-to-play disponíveis por aí, entre títulos antigos e novos, separamos alguns dos melhores, dos gêneros de tiro em primeira pessoa, estratégia e RPG, para você saber por onde começar. Agora é só escolher um de acordo com sua preferência e se divertir - o bolso agradece.
Tiro em primeira pessoa
Incorporando muitos dos elementos que fazem os jogos de tiro modernos um sucesso, Blacklight Retribution é um shooter futurista competitivo e estritamente multiplayer, ao contrário de sua primeira versão, Tango Down, que se focava em uma campanha singleplayer.
O jogo traz as modalidades clássicas dos embates entre jogadores (Deathmatch, King of the Hill, Capture the Flag e Domination) e, embora não traga nada de inovador ao gênero, faz tudo que já conhecemos muito bem - e de forma bonita e elegante. Encontrar partidas e gerenciar seu personagem com as inúmeras armas e equipamentos é rápido e dinâmico, para que você passe mais tempo na adrenalina do campo de batalhas do que em telas tediosas.
Ainda que o jogo conte com sua própria moeda, que você recebe como recompensa pelas suas vitórias (além dos pontos de experiência), você precisará desembolsar alguns dólares se quiser obter equipamentos bons com uma certa frequência - a não ser que você esteja disposto a gastar horas e horas para acumular dinheiro "gratuito" suficiente para obtê-los. Uma novidade aqui é que, se você achar o preço de um item caro demais (até por que eles são) ou se quiser fazer um "test drive", pode alugá-lo por um curto período por um preço bem mais em conta. O importante é saber que, se você quiser jogar "for real", acabará desembolsando até mais que um jogo pago, vendido em loja.
Tribes: Ascend
Precedendo Quake III Arena, Tribes é um dos precursores dos jogos de tiro com foco no multiplayer, e Ascend é o retorno triunfal da série que começou em 1998. Embora lembre Halo em seu visual, Ascend é provavelmente o que há de mais inovador nos jogos de tiro da atualidade - e sim, estou incluindo as grandes produções e os jogos single-player aí.
Tribes é um shooter sobre velocidade - tanto que conta até com um velocímetro em sua interface. Em seus cenários abertos, de relevo acidentado, é possível alcançar altas velocidades deslizando sobre os declives e aproveitando os cumes para realizar enormes saltos (que, consequentemente, podem ser prolongados com o jetpack instalado em suas costas). Some isso às mecânicas de tiro, com armas inventivas e diferentes tipos de projéteis, cuja trajetória precisa ser planejada com antecedência, levando em consideração sua movimentação e a do inimigo, e você tem um dos jogos de tiro mais vibrantes, intensos e divertidos dos últimos anos.
A curva de aprendizado é acentuada, o que significa que você levará bastante tempo para dominar o esquema de movimentação em alta velocidade, ainda que os controles sejam simples o suficiente para você já sair deslizando logo nos primeiros minutos. E enquanto você aprende e se diverte, acumula pontos que podem ser trocados por novos equipamentos e classes de personagens - ou investe dinheiro real para comprá-los. Os preços são acessíveis e com menos de US$ 30 é possível comprar conteúdo suficiente para você jogar por horas e experimentar diferentes possibilidades.
Team Fortress 2
Embora tenha sido lançado em 2007, juntamente com Portal e Half-Life 2: Episode II (no aclamado Orange Box), Team Fortress 2 é jogado religiosamente até hoje - principalmente pelo fato de ter se tornado free-to-play em 2011 e pelas contantes atualizações.
Ao contrário dos outros shooters da lista, Team Fortress 2 é mais acessível e não possui um sistema de experiência para sustentar seu progresso. A diversão nua e crua vem dos embates sempre divertidos e bem humorados entre as equipes Red e Blue e as diferentes classes de combatentes. Dos clássicos Team Deathmatch às criativas variações de Capture the Flag, King of the Hill e outros modos famosos, Team Fortess 2 é diversão rápida e instantânea para quem gosta de competir em jogos de tiro.
Há uma boa variedade gratuita de itens, armas, mapas, modos de jogo e, principalmente, chapéus - um mundo de chapéus. Ainda assim, parte do conteúdo você só adquire com dinheiro real, mas nada que vá mudar completamente sua experiência. Se seu lance é jogar de graça, Team Fortress 2 é, provavelmente, sua melhor opção de FPS.
Estratégia
Combinando de forma inteligente elementos de jogos massivos online, estratégia em tempo real e card game, Battle Forge foi lançado em 2009 mas ainda possui uma comunidade bastante ativa e constantes atualizações. Com foco na ação, progressão persistente e missões PvP (jogador contra jogador) e PvE (jogador contra IA), algumas das quais podem, inclusive, ser concluídas individualmente, o jogo traz batalhas de grande escala, com centenas de unidades simultâneas e criaturas gigantes, que podem acabar com tropas inteiras com seus ataques devastadores.
Em vez de construir bases e estruturas para montar seu exército ou escolher facções específicas, com unidades fixas, você usa seu deck de até 20 cartas (são mais de 350) divididas em quatro elementos, para invocar suas unidades, que também podem ser torres defensivas e ofensivas. É preciso estratégia para acumular recursos e construir um exército balanceado, usando e combinando cartas de diferentes níveis e elementos.
Com dinheiro real você pode comprar cartas mais poderosas (que nem são muito caras) para complementar seu deck e progredir pelas missões mais difíceis. Se você não quiser abrir o bolso, contudo, terá que se contentar com as cartas padrões mais simples.
Age of Empires Online
Ainda que a versão free-to-play da série de estratégia clássica da Microsoft tenha uma pegada mais casual, com visual cartoon e um tom mais leve, muito dos jogos originais ainda permanece intacto, como o gerenciamento e os combates.
A diferença é que agora o jogo traz uma forte influência de MMORPGs (com quests, possibilidade de equipar suas tropas com itens raros, épicos ou lendários, árvores de pesquisas, inventário, criação e troca de itens, etc.) e você pode competir ou cooperar com outros jogadores online.
Embora tenha sido lançado como um free-to-play, a diferença entre pagar e não pagar é gritante - bem, era. Em 14 de junho o jogo recebeu uma atualização que torna praticamente todo o conteúdo do jogo acessível, sem que você precise atualizar sua civilização para a versão "premium" - o que custava US$ 20 e desbloqueava uma série de recursos que ficavam trancados para os não pagantes. Felizmente, isso não acontece mais, mas, como em qualquer free-to-play, você precisará de bastante tempo livre para conquistar certos itens que poderiam ser obtidos instanteamente com seu cartão de crédito.
Command & Conquer: Tiberium Alliances
Lançado em abril deste ano, Tiberium Alliances leva o universo da série de estratégia clássica aos MMO, sem que você tenha que baixar qualquer arquivo para seu computador - o jogo roda diretamente do browser.
Em vez de simplesmente reproduzir as mecânicas de estratégia em tempo real dos jogos anteriores, Tiberium Alliances é mais sobre contruir um império, administrando recursos, expandindo seu território e buscando alianças com outros jogadores, o que lhe dá algumas características de jogos sociais. Os combates envolvem mais planejamento do que reflexos, uma vez que você não tem controle direto de cada unidade, que se move sozinha no campo de batalha, após você adicioná-la à ação.
Com visual pré-renderizado, remanescente dos jogos da série lançados nos anos 90, Tiberium Alliances tem seu charme. Embora a experiência esteja toda disponível gratuitamente, comprar créditos permite uma progressão muito mais rápida e fluida.
RPG
Uma das melhores opções de MMORPG de fantasia para quem não quer pagar por World of Warcraft, Rift, Tera ou aguardar por Guild Wars 2, The Lord of the Rings Online foi lançado em 2007 mas é, até hoje, um dos jogos do gênero mais jogados no mundo inteiro, principalmente pelo fato de ser free-to-play - embora exista opção de assinatura mensal, que lhe dá direito a uma série de vantagens.
O jogo já conta com três expansões e atualizações gratuitas, que estendem a experiência com novas missões e recursos. O universo do jogo é inspirado nas obras Senhor dos Anéis e O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, e traz cenários e personagens familiares até para quem viu os filmes. E, com a ressurgência da série na cultura popular com a estreia de O Hobbit nos cinemas, prevista para o final do ano nos EUA, o jogo é uma boa forma de aproveitar o universo de Tolkien - e ter uma casa virtual dentro dele, de verdade.
The Lord of the Rings Online não exige um tostão para que possa ser bem aproveitado. Naturalmente, há centenas de itens (incluindo equipamentos e bônus de experiência e atributos) e montarias para comprar, mas, caso você invista tempo no jogo, poderá adquiri-los com o próprio dinheiro ingame.
DC Universe Online
Antes pago, DC Universe Online se tornou free-to-play no final de 2011, o que deu uma necessária movimentada em seus cenários então praticamente desertos. O RPG de ação e pancadaria permite que você crie seu próprio personagem e escolha um super-herói ou vilão famoso da DC como mentor.
Para fãs de quadrinhos de super-herói, DC Universe Online é uma oportunidade única de explorar cenários conhecidos, como Metropolis ou Gotham City e participar de missões envolvendo personagens e eventos das HQs, acompanhado de outros jogadores ou não - além dos embates entre participantes, é claro. A ação depende a sua classe de personagem, mas em geral, é um jogo bastante focado em lutas, com combos e poderes especiais, mas que não demandam muita habilidade além de cliques consecutivos.
Basicamente, os jogadores que não quiserem pagar tem um acesso mais restrito ao conteúdo do jogo (como a possibilidade de criar apenas dois personagens), mas tudo que você precisa para jogar está lá. Gastando pelo menos US$ 5, você garante mais espaço para itens em seu inventário, aumenta o limite para seu dinheiro ingame etc. Já para quem quer ter todos os benefícios (como a possibilidade de criar ligas sem limites de tamanho) e DLCs (que podem ser comprados à parte), há uma assinatura mensal de US$ 15.
Forsaken
Lançado recentemente no Brasil pela Level Up!, Forsaken bebe da fonte de World of Warcraft, trazendo um mundo de fantasia, cinco raças, oito classes de personagens, disputas PvP, mascotes, guildas e tantas outras características já conhecidas de MMORPGs.
Um dos diferenciais de Forsaken é a possibilidade de escolher a data de nascimento de seu personagem, determinando seu signo, o que influencia a experiência de jogo, como as habilidades que poderão ser adquiridas. Fora isso, trata-se de um MMO bastante familiar para quem já está acostumado com o gênero, e com uma comunidade brasileira em pleno crescimento.
Como em outros jogos da Level Up!, Forsaken está disponível gratuitamente, mas para aproveitar melhor seu universo e a experiência, você irá querer comprar créditos na loja da companhia para adquirir melhores equipamentos e personalizar o visual de seu herói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário