Para o diretor de design visual da Zenimax, Viktor Antonov, a grande quantidade de franquias estabelecidas e sequências estão empobrecendo a indústria, que conta com uma ausência de intensidade e qualidade. Para ele, esses fatores tornaram os jogadores e a mídia especializada extremamente acomodados e reduziram a abertura para novas ideias.
Em um mundo dominado por jogos de tiro em primeira pessoa e games de guerra, Antonov cita BioShock e Dishonored – desenvolvido pela Zenimax – como dois exemplos de novidade e variedade. Para ele, um caminho interessante a ser seguido é o do “realismo histórico”, no qual jogos retratam acontecimentos do passado com a participação do jogador.
Antonov continua, afirmando que diretores de arte e desenvolvedores de jogos deveriam se aproveitar dos grandes avanços na tecnologia para assumir “riscos artísticos” e aumentar o nível da indústria. Ele diz que essa é uma de suas principais missões de vida e relata perder horas tentando convencer os executivos da Zenimax sobre a importância de sair do usual.
Por fim, o designer afirmou ainda que é hora de parar de tentar incluir diversos jogos em um e focar em uma única experiência, seja ela a narrativa, a jogabilidade ou a música. Fazer tudo ao mesmo resulta em pouca atenção exclusiva a cada modalidade e gênero existente.
Fonte: Eurogamer
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