domingo, 1 de julho de 2012

Metal Gear Racing

O criador da série Metal Gear, Hideo Kojima, esteve presente na E3 2010 deste ano, mas mostrou sua face por breves momentos. O primeiro deles aconteceu logo na conferência da Microsoft, apenas com o propósito de passar a palavra — e a direção da franquia — ao seu aprendiz, o produtor Shigenobu Matsuyama.
Depois de um pequeno show de luzes, palmas da plateia e um cumprimento típico de amigos, Hideo deixou a conferência e o que restou foi o primeiro grande trailer, que mostrou exatamente como será a primeira aventura solo de Raiden.

Lâmina e energia

O vídeo, que pode ser visto abaixo, começa com uma paisagem escura, no interior de um galpão. Os raios de luz do fim de tarde banham as frestas deixadas pela ventoinha, enquanto uma criatura robótica caminha pelo chão, chutando os cartuchos de munição que estão espalhados pela superfície.

A iluminação, o trabalho de texturização e o próprio comportamento dos objetos são muito convincentes, passando a impressão de que as cenas foram todas pré-renderizadas, mas logo descobrimos que tudo aquilo foi preparado dentro do motor gráfico de Metal Gear Solid: Rising (embora não esteja necessariamente rodando em tempo real).
Ao perceber a sombra de alguém, o robô se vira imediatamente, disparando para cima e derrubando uma série de escombros. Tudo isso, para ser surpreendido por Raiden, já em sua forma robotizada e pronto para destroçar tudo o que encontrar pelo caminho. A criatura mecanizada até tenta se mover, mas o resultado não é bom.
Raiden parte o braço e em seguida o tronco do adversário, desviando dos disparos e expondo o núcleo energético, com tom azulado. Ele arranca as vísceras cibernéticas e explora a energia, absorvendo-a para si mesmo. O processo faz com que ele reabasteça suas forças e a finalização da absorção é marcada pelo esmaecimento da luz e pelo brilho avermelhado nos olhos do protagonista.

Img_original

Cortar e aproveitar

Zan Datsu é a expressão que descreve o ato de Raiden, que será repetido muitas vezes ao longo do jogo. Esta combinação foi criada especialmente para o projeto e reflete o espírito da narrativa. As cenas seguintes revelam Raiden partindo para cima de outros oponentes, cortando tudo o que encontra pela frente livremente.
O sistema de golpes parece ser próximo ao típico Hack n’ Slash que vemos em outros jogos, muito embora outros elementos surjam ao longo do caminho. O primeiro deles é a liberdade para a execução dos golpes: até mesmo pilastras podem ser cortadas e derrubadas sobre os soldados, revelando um sistema complexo de interação com o cenário.
O segundo elemento é a possibilidade de direcionamento do corte. Raiden entra em modo de câmera lenta e regula a sua espada, para atingir exatamente o ponto desejado no adversário. Ainda seguindo o trailer, tal efeito é demonstrado sobre corpos humanos, que são esquartejados enquanto braços, cabeças e pernas voam, girando pelos ares.

Img_original

Tal controle sobre a direção não é inútil ou meramente visual. Será possível neutralizar inimigos sem matá-los no processo. É o que ocorre quando se corta apenas um braço, ou a mão que segura uma arma. No caso dos robôs, o direcionamento do corte servirá para que Raiden abra caminho até o núcleo e absorva a energia sem perder um pingo da carga.

Um assassino frio

Img_original Seguindo a tradição imposta pela maioria dos jogos de Metal Gear, o trailer de Rising é finalizado com uma brincadeira (que por sinal demonstra o grau de precisão do sistema de espadadas do jogo). Raiden saca a katana e corta uma melancia que está sobre a mesa em diversas fatias, até chegar ao tamanho adequado.
Pelo visto a maioria dos objetos no universo de Rising terá detalhamento interno, justamente para permitir os cortes angulados. Outro detalhe importante é que o jogo se passará entre os eventos que marcaram o segundo e o quarto episódios, possivelmente explicando as razões que levaram Raiden a ter seu corpo mecanizado.
Snake pode estar fora da jogada até o momento, mas ainda assim o que resta é uma proposta de ação frenética, com possibilidades realmente vastas e que combinam elementos de estratégia à velocidade de reação. Estaremos aguardando por mais demonstrações (possivelmente na Tokyo Games Show deste ano) e torcendo para que uma data de lançamento seja anunciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário